Ir diréctamente al contenido

Já é membro? Coloque o seu nome de utilizador e password

Trabajando.com

Belgica

Data de publicação 13/12/2011

 


>> CV flamenco

Os currículum vitae costumam ser compridos e pormenorizados, se bem que existe, recentemente, uma tendência a reduzi-los a duas páginas.

Enviam-se sempre dactilografados, são muito objectivos, precisos e profissionais. Deve indicar-se sempre as datas, juntamente com uma ampla descrição da experiência profissional.

O currículum vitae deve ter os seguintes pontos (a sua ordem pode variar):

1. Dados pessoais (esta secção deve ser muito completa e indicar o nome e profissão do seu cônjuge ou companheiro, e os nomes e idades dos seus filhos se os tiver).

2. Educação (se se trata de ensino superior e secundário, devem indicar-se os resultados dos exames).

3. Experiência profissional (a secção mais ampla, assinalando as datas exactas).

Geralmente os pontos 2 e 3 redigem-se por ordem cronológica.

Se você é do sexo masculino, deve indicar claramente no seu currículum vitae se efectuou o serviço militar ou não. Se no seu país não existe este serviço, indique-o.

A experiência profissional considera-se muito importante. Por conseguinte, no currículum vitae deve-se mencionar toda a experiência, incluindo períodos de estágio e o trabalho de férias para recém licenciados.

Deve enumerar-se também todas as responsabilidades e tarefas nos postos de trabalho actuais e/ou anteriores, fazendo-se insistência naqueles com resultados satisfatórios. Sempre que seja possível, os candidatos devem indicar o número de trabalhadores que estiveram sob a sua direcção.

Os licenciados devem descrever toda a formação recebida (como resultado do sistema de estágios existente na Bélgica, 83% dos licenciados chegam ao mercado de trabalho com experiência profissional). Os conhecimentos linguísticos têm muita importância. Devem ser mencionados no currículum vitae indicando o nível da fala, escrita e leitura.

Se bem que às vezes se junta uma fotografia, não é habitual enviar diplomas, referências de empresas e recomendações.

Nota: A maioria dos pedidos de emprego, excepto para os postos de trabalho manual, devem-se fazer mediante o envio de um currículum vitae, juntando uma carta de solicitação.

Outros documentos semelhantes:
Os directores de nível médio e alto com experiência de trabalho estão a utilizar cada vez mais um currículum vitae de tipo americano.

A principal característica do currículum vitae de tipo americano usado na Bélgica é que se indica o objectivo profissional do candidato; por conseguinte, assemelha-se a um currículum vitae belga muito breve. Nalguns casos, em vez de se indicar o objectivo profissional descreve-se o perfil profissional do candidato, ou incluí-se ambos. O objectivo profissional deve ser mencionado sempre no final deste tipo de currículos.

Exemplo de CV

Em Destaque

A José de Mello Saúde está a recrutar na rede Trabalhando Portugal

Inscreve-te nas mais de 20 oportunidades de emprego na área da saúde disponíveis nos hospitais e centros José de Mello Saúde através dos portais da rede Trabalhando Portugal

Ler artigo completo

Universia Portugal recruta para a Johnson & Johnson

A Universia Portugal está a recrutar para a Johnson & Johnson a tempo inteiro recém-licenciado em Gestão, Marketing, Economia ou similar. Entrada imediata!

Ler artigo completo

Fundação da Juventude com novos cursos de aprendizagem no Porto

Informática e Gestão de Redes, vendas, Hotelaria e Restauração constituem as áreas de formação dos Cursos do Sistemas de Aprendizagem para as quais Fundação da Juventude abre inscrições para o ano le

Ler artigo completo
Ver todas as notícias